© 2019 FMA MKT

Siga nos nas redes sociais:

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
Please reload

Posts Recentes

7 etapas para você desenvolver um briefing de sucesso

March 15, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Precisa montar uma apresentação incrível? Confira estas dicas

March 22, 2017

 

Se você faz parte do departamento de marketing ou possui qualquer outra posição ligada à criatividade e inovação sabe bem como há expectativa do restante da empresa para que faça uma apresentação incrível, não é?!

 

Para facilitar seu cotidiano montamos um roteiro objetivo dos pontos de atenção para que você faça ‘A’ apresentação. Vamos lá?

 

 

Entenda quem é sua audiência

 

Faça uma pesquisa anterior para saber qual o perfil da sua audiência, quem estará presente, qual o tempo que tem disponível para lhe ouvir, em qual momento eles se encontram,

 

Ex.: se a sua apresentação antecede alguma outra reunião de resultados, talvez você terá que responder dúvidas que não estavam previstas no material que montou, portanto, prepare-se para o seu público.

 

 

Local e recursos para a apresentação

 

Escolher um local adequado é muito importante, pois o ambiente afeta profundamente a sua audiência.

Cuidados com a temperatura do ar condicionado, iluminação adequada e assentos confortáveis são importantes para que a atenção do seu público não se disperse.

 

E tão importante quanto a escolha do local é conhecer os recursos que você terá à disposição, para isso organize-se para que tudo aquilo que você precisar esteja à mão, ex.: projetor, notebook, rede wi-fi ou cabo de rede, documentos impressos etc.

 

 

Crie o roteiro da sua apresentação

 

Antes de começar a apresentação tenha em mente a linha de raciocínio para o qual você pretende conduzir sua audiência. Portanto, desenvolva um índice que sua apresentação deve percorrer, ex.:

 

- boas-vindas ao público,

- apresentação pessoal,

- problemas que a apresentação deve solucionar,

- soluções previstas,

- etapas para alcança-las,

- envolvidos na ação,

- cronograma de execução,

- resultados esperados,

- conclusão e agradecimento.

 

 

Invista no design

 

Você não precisa ser um expert em design para criar uma apresentação incrível, basta ficar atento aos pontos:

- seja objetivo nos slides, você deve conduzir sua apresentação e não o contrário, portanto nada de colocar textos e citações enormes. Seja claro e inclua apenas as imagens e frases chaves que deverão ter maior reforço de comunicação;

 

- invista em imagens e na qualidade de estética da sua apresentação. Para isso, escolha um tema adequado, e se você tiver ainda mais tempo conheça outros softwares online para este objetivo, como o Prezi – um software  para apresentações com movimento, ideal para mapas mentais.

Outro que gosto muito é  o Canva, também online que possui uma imensa quantidade de layouts prontos para você incluir seu conteúdo..

 

Ambos possuem opções de planos gratuitos que atendem muito bem.

 

 

Calcule o seu tempo

 

Ser claro e objetivo parece algo óbvio pra você, mas será que é mesmo? Então para não se perder calcule o tempo que vai levar para explicar e fazer uma boa apresentação dos pontos que listou em seu roteiro, e prepare sua audiência reservando um período adequado na agenda deles.

Tenha em mente qual tempo possui e sempre reserve no mínimo 30% desse total para interferências como, dúvidas e outros esclarecimentos.

 

Outro ponto importante é: chegue cedo! No mínimo 30 minutos antes da sua apresentação, é muito ruim marcar uma reunião e esperar o apresentador para conduzi-la, dá a impressão de desorganização e compromete até a qualidade dos dados que você vai apresentar.

 

 

Esteja preparado para o plano B

 

A apresentação não rodou no seu notebook? Seu pendrive não foi reconhecido no dispositivo? Esqueceu aquele layout?

 

Para não entrar em pânico tenha sempre uma reserva de algo que precisa ser demonstrado

Dica: faça uma cópia do arquivo em nuvem (Google Drive, OneNote etc).

 

Aquele diretor que não participaria mudou de ideia e está lá? Faça uma pesquisa rápida e veja se é necessário acrescentar algum dado.

 

Tendo essas possibilidades em mente você se sentirá mais seguro para fazer uma boa apresentação.

 

 

 

Ah, mas o mais importante disso tudo é:  sua apresentação só será incrível se você acreditar no que defende e em você mesmo!

 

Preparado (a)? A chance da sua apresentação ser um sucesso é grande se você seguir essas etapas, então boa sorte!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga