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7 etapas para você desenvolver um briefing de sucesso

March 15, 2017

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7 etapas para você desenvolver um briefing de sucesso

March 15, 2017

 

Fazer um briefing eficaz, rico em informações e alinhado à necessidade da sua empresa, é um fundamental para que seu plano tático e sua campanha tenham um bom começo de sucesso.

 

O compromisso inicial de um bom briefing começa pelo anunciante que deve entender suas necessidades para encaminhar tudo de forma clara para sua agência ou profissional que desenvolverá seu job / campanha.

 

Veja abaixo alguns passos fundamentais para um bom briefing

 

1. Reunião pré-briefing

 

Se você faz parte do departamento de marketing ou é responsável por fazer o contato com a agência na sua empresa reúna-se com a diretoria e/ou departamentos envolvidos com o projeto a ser anunciado.

Monte sua pauta listando os pontos que campanha deverá ressaltar, ex.: quais objetivos, metas e expectativas (abaixo falaremos mais sobre isso).

 

Ah, e muito importante, ao marcar uma reunião defina o horário de começo e término e, se possível, encaminhe antes a pauta para que os participantes façam suas considerações na pauta apresentada, pois aí a possibilidade de sucesso do briefing e da reunião em si, terão muito mais chance de acontecer.

 

 

2. Levantamento de informações sobre sua empresa

 

É importante preparar um histórico da empresa, sobretudo, se a agência ou profissional estiverem trabalhando com você pela primeira vez.

Neste histórico fale um pouco da empresa, histórias de sucesso, seus produtos, serviços, seus personagens (aborde sobre os diretores e sócios que participam das decisões) e clientes atendidos.

Pois, com posse das informações a agência começará a criar a imagem psicológica sobre sua empresa, podendo traçar a personalidade e entender os desejos dos decisores.

 

 

3. Objetivos e Metas

 

Este é o ponto central do seu briefing, pois entendendo quais são os objetivos e metas que desejam alcançar a certeza de sucesso estará mais próxima.

 

Mas você sabe a diferença de objetivos e metas?

 

O objetivo e a meta estão interligados em seu briefing. Dessa forma, a definição do seu objetivo deverá ser o que você pretende alcançar com a ação e a meta é a definição quantitativa e o prazo para que você chegue lá.

 

Por ex.:

Objetivo – Aumentar o engajamento na página do Facebook da minha empresa. Meta – Crescer X% a taxa de engajamento em X meses na página do Facebook da minha empresa.

 

Mas, tão importante quanto definir seus objetivos e metas é ter uma ideia clara das possibilidades alcançáveis para não ter frustração quando a ação estiver criada. Por isso, faça um levantamento do histórico dos últimos marcos de metas alcançados em ações anteriores e se não existir um histórico anterior, faça um estudo de mercado para entender tais possibilidades.

 

Não existe um número mágico de quantos objetivos e metas você deverá ter em seu briefing, mas é importante ter definições claras e possíveis de seus objetivos e metas.

 

 

4. Expectativas da empresa com a campanha

 

Este também é um calcanhar de Aquiles, pois equilibrar as expectativas da empresa e traduzir isso para um briefing pode ser um desafio para muitos profissionais de marketing.

Por isso, busque analisar as expectativas reais da ação, as intenções comerciais e outras finalidades de reconhecimento de marca junto aos envolvidos no projeto.

 

Alinhe anteriormente as possibilidades de sucesso e já estimule um debate sobre o plano B, para o caso de a ação não alcançar os objetivos e metas da forma desejada e no tempo esperado.

Ter isso na manga pode poupar seu tempo com retrabalhos e custos extras para redirecionamento

 

 

5. Conteúdo das peças

 

Já envie para a agência uma definição do que deseja abordar nas peças, inclusive faça pesquisas de referência de seus concorrentes para ter em mente o que acredita ser adequado ao seu negócio e o que não é.

 

Ter uma ideia de referência dos conteúdos das peças, facilita o trabalho de entendimento do seu parceiro e possibilidade maior sucesso.

 

 

6. Verba para campanha

 

É de extrema importância ter uma verba definida na construção do briefing da ação, para equilibrar expectativas de desenvolvimento de mídia e materiais que forem ser produzidos.

 

Nada adianta querer mover céus e terras com sua campanha se sua verba não possibilita nem atravessar a rua. Não estou dizendo que o baixo volume de verba não traz resultado, mesmo porque a criatividade é peça chave neste sentido, mas com uma verba mais enxuta é necessário fazer uma análise de prioridades e ressaltar os aspectos mais relevantes para o sucesso ocorra.

Por isso, faça um levantamento de verba e um estudo de viabilidades no seu briefing.

 

 

7. Informações adicionais e exceções

 

E para que seu briefing seja um sucesso tenha anotado todas as informações adicionais a serem publicadas nos conteúdos das peças como: textos legais, validade das promoções, informações técnicas do produto ou serviço, cores e/ou imagens que devem ser evitadas ou ressaltadas.

E também fale das exceções que devam ser de conhecimento dos profissionais que estão desenvolvendo a campanha.

 

Agora que você já tem seu roteiro a seguir, comece já desenvolver seu briefing. E se precisar de uma ajuda no desenvolvimento das ações,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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