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Tendências do marketing para 2018 que vão fazer sua empresa decolar

January 5, 2018

 

O ano começou e muitos especialistas afirmam que estamos cada vez mais próximos de unificar as práticas e conceitos do marketing digital ao marketing tradicional, com o objetivo de melhorar a performance em vendas, conversões, mirando em experiências mais eficientes para consumidores, clientes e usuários em geral.

 

Algumas das tendências para 2018 já deram as caras no ano passado, ano em que Facebook alcançou a marca de 2 bilhões de usuários, propagando cada vez mais conteúdos.

 

As transmissões ao vivo nas plataformas sociais tiveram destaque total. Vídeos com curtas durações, sobretudo o Stories do Instagram, conquistaram o coração e a atenção de milhões de seguidores de perfis em toda parte do mundo.

 

Veja mais sobre essas e outras tendências estarão em nosso dia a dia em 2018.

 

 

 

Mobile First

 

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

até outubro passado, a quantidade de smartphones teria alcançado o mesmo número de brasileiros: 208 milhões. Diante disso, imagine a importância que deve ser dada para os conteúdos, para que tenham uma performance mais adequada nestas plataformas?

 

É fundamental enfatizar a importância de pensar na ideia de ‘mobile first’ oferecendo sites com design responsivo, com conteúdo de qualidade e que sejam alimentados com regularidade para sua audiência, seu prospect ou pra pessoa que tem interesse em seu negócio.

 

Investir no desenvolvimento de aplicativos que facilitem a vida dos usuários, seja para realizar uma consulta sobre a temperatura em São Paulo ou para realizar tarefas mais complexas de forma simplificada, já deixou de ser uma tendência e se tornou uma prática o desenvolvimento destas plataformas.

 

Só pra se ter uma ideia, segundo pesquisa da Febraban divulgada em maio de 2017 as transações financeiras pelo mobile banking – aplicativos dos bancos para smartphones – representaram 34% do total das operações bancárias como pagamentos, transferências, consultas de saldo etc, sendo já é hoje responsável pelo maior volume de transações, ultrapassando o uso das realizadas por Internet Banking, que representou 23% do total.

 

Além disso, sabemos que o Google continuará enfatizando a importância do mobile em 2018, por isso, a adoção do design e usabilidade cooperam para a boa qualidade de tráfego para os sites e isso inclusive tende a garantir melhores desempenhos para o seu negócio, não só pensando nas conversões de vendas em ambientes virtuais, mas também em negócios físicos com estruturas locais.

 

 

Chatbots

 

Ferramentas de chatbots, que se utilizam da Inteligência Artificial para estabelecer suas relações, foram muito usadas em 2017 e será uma prática cada vez maior daqui pra frente.

 

A simulação das conversas nos chatbots e o entendimento dos interesses do usuário têm tornado a experiência com estas ferramentas mais naturais, por meio da humanização mais apurada que colaboram para o retorno imediato e assertivo nos resultados de busca por essas ferramentas.

 

 

Marketing de Conteúdo

 

Marketing de conteúdo cria e distribui informações valiosas e relevantes para as pessoas que compõem o público alvo de uma empresa. Por isso, que a consistência é um elemento chave para uma estratégia bem-sucedida neste caso.

Isso significa publicar conteúdo alinhado com quem você quer se comunicar em uma frequência regular, criando muitas oportunidades de ser visto por seu mercado-alvo.

 

As empresas que se utilizam do marketing de conteúdo fornecem informações úteis, com o objetivo de educar e prestar um serviço de qualidade, antes mesmo de estabelecer um vínculo comercial.

 

Com isso, a marca demonstra sua expertise favorecendo sua reputação de ser mais confiável do que outra marca ou empresa. A sensibilização do potencial cliente se dá pela construção de relacionamento sem que isso tenha sido firmado em um ambiente mais concreto.

 

Produzir conteúdo orienta o lead ou o prospect para percorrer a jornada do cliente que passa pelas fases de descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução, resultando na decisão da compra de determinada marca. E o que é preciso fazer então para alcançar todos os benefícios do marketing de conteúdo?

 

Comece por criar um fluxo constante de novas informações sobre uma variedade de assuntos que sejam de interesse da sua persona – cliente ideal hipotético, mas com características reais para o seu negócio – Isso abrirá várias vias para direcionar o tráfego para um site por meio de pesquisas de termos chaves nos sites de busca como Google e Bing, também nas mídias sociais e mídia tradicional.

 

Publicar novos conteúdos relevantes dá às pessoas um motivo para conhecer mais sobre os seus serviços e você pode considerar assuntos únicos que dizem respeito ao seu negócio, como também oportunos e sazonais.

 

Além disso, a produção constante de conteúdo também aumenta o ranking de possibilidades nos resultados de pesquisa, tornando mais provável que seis potenciais clientes encontrem sua empresa antes de um de seus concorrentes que não adotam esta prática.

 

Ah, mas por favor não confunda marketing de conteúdo com notícias factuais da sua empresa, não menosprezando ou diminuindo a importância da notícia e sua estratégia de divulgação, contudo, os objetivos do marketing de conteúdo têm como foco final preparar o potencial cliente para ser um cliente real, que entenda que o seu serviço é a melhor opção que existe naquele momento.

 

 

Mídia social

 

E o que dizer das mídias sociais? Definitivamente não dá pra ficar de fora há muito tempo! Pois, entre outros recursos, as mídias sociais têm o poder de propagar sua estratégia, seus serviços, seu conteúdo de forma mais objetiva para um público cada vez mais segmentado e com maiores chances de ter afinidade com seu negócio. 

 

Como comentamos acima 2017 foi o ano do apogeu do streaming de vídeo nas redes sociais. O LinkedIn e o Twitter seguiram a liderança do Facebook Live e começaram a suportar o conteúdo de vídeos em transmissão ao vivo. 

Além disso, também acompanhamos a adoção crescente de conteúdo de curta duração, conteúdo que só está disponível por um curto período de tempo antes de desaparecer, como no Instagram Stories e Snapchat. 

 

Por isso, se você ainda não utiliza esse recurso recomendamos que comece a desenvolver estratégias para maximizar o alcance e o impacto do conteúdo temporário, mas faça o uso deste recurso com cuidado e qualidade, utilizando bons equipamentos com atenção ao roteiro a ser seguido, com uma boa qualidade de som e imagem.

 

Porém, tão importante quanto a produção de conteúdos relevantes é realizar a análise das redes sociais, através das ferramentas de medição, utilizando-se de soluções de gerenciamento. A tendência é que estas ferramentas se tornem ainda mais sofisticadas em 2018 com ênfase no marketing social empresarial integrando todas as plataformas.

 

E não basta ter ferramentas de medição se não houver uma análise apurada, por isso, disponibilize um profissional em sua equipe que compreenda as métricas e as aplique em favor do seu negócio e se precisar de uma ajuda extra, fale com a gente!

 

 

Vídeos para Mídias Sociais

 

Os vídeos são os queridinhos do momento para dispersão de conteúdos nas mídias sociais. O Facebook já expôs publicamente que este conteúdo é de maior relevância para os algoritmos da rede, por isso, faça bons vídeos!

Vídeos em slideshow com legenda também são uma ótima opção, pois dispendem um custo mais baixo de produção e alcançam alto nível de engajamento.  

Invista em vídeos curtos, com mensagens enxutas e se puder faça uma edição, mesmo que pequena, para adicionar um texto de apoio na tela.

 

Transmissões ao vídeo, tanto para o Facebook e Instagram, estão cada vez mais comuns entre as marcas, pois usuário seguidor é empoderado do poder da comunicação ao vivo, podendo interagir de forma real e instantânea.

 

 

 

Gostou das dicas? Se tiver alguma dúvida ou qualquer contribuição a fazer mande seu comentário. Será muito bom falar com você.

 

 

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